Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

IBC-br avança 0,98% em agosto, segundo o Banco Central

Apoio ao Comércio


O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou alta de 0,98% em agosto, o melhor desempenho para o índice desde março de 2011, quando o índice ficou em 1,23%. Na comparação com agosto de 2011 houve crescimento de 2,73%.


Esse índice, também conhecido como “PIB do Banco Central”, serve para avaliar o desempenho da economia brasileira e ajudar o BC na definição da taxa básica de juros (Selic).


Esse aumento do índice se mostra esperado, principalmente por causa dos resultados do comercio varejista, divulgados pelo IBGE, que cresceu 2,7% em agosto, impulsionado pela alta demanda diante da expectativa de fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no fim do mês. Redução esta que acabou sendo prorrogada até outubro. A indústria também mostrou sinais de reativação, com crescimento de 1,5%, sinal de que as medidas de incentivo estão começando a surtir efeito. 


O bom resultado do índice mostra que a economia brasileira está realmente em uma trajetória de recuperação e corrobora as expectativas de que veremos melhores resultados do PIB brasileiro no terceiro e no quarto trimestre, convergindo para a expectativa do mercado de um crescimento da economia em torno de 1,6% este ano, segundo relatório Focus.