Governo Federal mantém IPI reduzido para automóveis

O Governo Federal anunciou no último sábado (30/03) que manterá o IPI reduzido para automóveis até dezembro de 2013. A partir de 1º de abril o imposto voltaria a subir, entretanto, a fim de estimular o setor, a redução foi estendida para o fim do ano. Com isso, a arrecadação será aproximadamente R$2,2 bilhões menor do que estava programado para o período compreendido entre abril e dezembro de 2013.

Considerando-se os veículos de motor 1.0 (gasolina e flex), a alíquota continuará em 2%, em detrimento ao aumento de 3,5% previsto para abril. Já os veículos de motor 1.0 a 2,0, as alíquotas permanecerão em 7% para carros flex e 8% para carros movidos à gasolina; caso não houvesse a prorrogação, as alíquotas passariam para 9% e 10%, respectivamente. Os veículos com motor acima de 2.0 permanecerão com a alíquota em 18% para carros flex e 25% para carros movidos à gasolina. Por fim, os caminhões continuarão com a alíquota nula.

Atualmente, o setor de veículos é um dos mais importantes para o desempenho da economia nacional. Com isso, a prorrogação da redução do IPI representa um estímulo ao setor automotivo, com benefícios indiretos às indústrias correlatas, como de peças e de acessórios.