Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Governo Federal deve manter IPI reduzido para automóveis

Apoio ao Comércio


A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, iniciada em maio, pode ter seu período de vigência ampliado até dezembro deste ano. A possibilidade de uma nova prorrogação é conseqüência do desempenho aquém do esperado para o setor. As vendas de carros novos em setembro apresentaram reduções de 31,4% com relação a agosto, e na primeira quinzena de outubro, a queda foi de 10,2% ante as duas primeiras semanas do mês anterior, segundo o jornal “O Estado de São Paulo”, contribuindo para que o Governo Federal anuncie esta decisão no fim do mês, caso de fato ocorra.


No caso de carros nacionais de motor 1.0, o imposto foi zerado, e para os de motor 2.0, reduziu-se à metade. Os preços finais destes carros caíram entre 5% e 10%, significando uma perda de R$800 milhões em arrecadação.


A extensão do benefício é esperada também em função de um novo regime automotivo que pode ser lançado em janeiro. A idéia é que carros econômicos e contendo mais peças nacionais tenham o imposto reduzido. Além disso, a medida tem sido utilizada desde o governo Lula como forma de estímulo à economia em tempos de recessão, como em 2008.