Governo anuncia pacote de concessões para infraestrutura

O governo federal anunciou, nesta quarta feira (15) um pacote de concessões denominado “Plano Nacional de Logística Integrada”. Este pacote prevê gastos entre R$80 bilhões e R$90 bilhões, pelo prazo de 25 anos, mas com a maior parte desta verba concentrada nos primeiros cinco anos. Com isso o governo tenta atrair investimentos do setor privado, a fim de promover melhorias na infraestrutura do país.

O pacote consiste em concessões para obras em 8 mil quilômetros de rodovias, como duplicações e construção de novos trechos. Em Minas Gerais, uma das obras já previstas consiste na melhoria da BR-040 e da BR-116. Além disso, o pacote prevê a concessão pelo menos 8 mil quilômetros de ferrovias, incluindo o projeto do trem-bala, que ligará os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Haverá também, em um segundo momento, as concessões para melhorias em portos e aeroportos, sendo nestes últimos por meio de parcerias público-privadas, mas o anúncio desta outra etapa será realizado no dia 29 de agosto. Em setembro está prevista a desoneração do setor de eletricidade, diminuindo a tarifa em 10%. Com isso, o governo federal espera amenizar os entraves hoje existentes no país em relação ao escoamento da produção nacional, e, consequentemente, promover o crescimento econômico.