Feira de Miniempresas compõe atividades da Semana Global do Empreendedorismo

Alunos do Programa Miniempresa em parceria com o Sebrae, em Belo Horizonte/MG, expõem produtos no Via Shopping Barreiro.

A Junior Achievement Minas Gerais (JAMG) em parceria com o Sebrae-MG realiza no dia 23 de novembro, sábado das 10h às 22h, no Via Shopping Barreiro a 2ª Feira de Miniempresas 2013. O evento será aberto ao público e faz parte do cronograma de ações da Semana Global do Empreendedorismo.

A Semana Global do empreendedorismo, coordenada pela Endeavor Brasil, é um movimento global que busca fortalecer a Cultura Empreendedora: conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Neste movimento participam mais de 130 países, milhares de organizações e milhões de pessoas.

Totalizando cerca de 300 jovens, quatorze Miniempresas venderão produtos que vão desde relógios, almofadas, puffs, luminárias, aromatizadores de ambiente, suportes para celulares, coolers personalizados para copos , caixinhas decoradas, pendrives em forma de pulseira até mini jardins em lâmpadas usadas. O projeto de criação de cada uma dessas Miniempresas é

desenvolvido em 14 semanas em parceria com o Sebrae Nacional e Minas Gerais, além de voluntários com experiência no mundo dos negócios, treinados e acompanhados pela junior achievement.

O Miniempresa

O Programa Miniempresa proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A instituição gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma organização convencional com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e presidência. Através de uma eleição, são escolhidos o presidente e os gestores de cada área e a partir disso os alunos são divididos de acordo com o campo de interesse.

Participantes do programa:

CEFET – Contagem, Colégio São José, Projeto Inova BH – Odebrecht, Projeto SerParte – Vilma Alimentos, Instituto de Educação, E.E. Margarida Brochado, E.E. Olegário Maciel, E.E. Henrique Diniz, E.E. Ordem e Progresso, E.E. Caetano Azeredo, E.E. Flávio dos Santos, E.E. Silviano Brandão, E.E. Presidente Tancredo Neves e E.E. Governador Milton Campos – Estadual Central.

A Junior Achievement

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, registrando o mais rápido crescimento em todo o mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por Horace Moses e Theodore Vail, presidentes da Strathmore Paper Company e da AT&T, respectivamente, é uma fundação educativa sem fins lucrativos, mantida

pela iniciativa privada.

Presente em Minas Gerais desde 2003, a Junior Achievement é mantida pela CDL/BH e várias empresas, e já beneficiou no Estado mais de 130 mil jovens, com a colaboração de 7500 voluntários em mais de 20 cidades. Ela é mantida por