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Experiências de compra do futuro

Apoio ao Comércio

Na palestra "Transformação do comércio: como os dados e a tecnologia inteligente e conectada fornecem experiências incríveis para os clientes", o CEO da Intel, Brian Krzanich, trouxe soluções conectadas e orientadas aos dados com base em experiências que engajam clientes, estimulam vendas e reduzem custos operacionais na área de vendas.


 


"Nós acreditamos que a data se transformou na mais importante força de todas as tecnologias", declarou Krzanich, ressaltando que a "data é o novo óleo". "Você ficará supreso de saber o quanto pode ser previsto. A pergunta é: quão grande é a sua capacidade de armazenar data e quão preciso você quer ser?", questionou.


 


Krzanich acredita que a data vai impactar o varejo em três maneiras: reinvenção das experiências na loja física, utilização da análise dos dados e criação do que a Intel chama de "loja do futuro".


 


Durante a apresentação, a Intel apresentou o "Tally" – um robô capaz de diagnosticar estoques, coletar dados e evitar rupturas entre outros usos. O robô ainda está em fase de teste, mas deve estar disponível no mercado até o final do ano.


 


Outras soluções apresentadas pela empresa vão desde óculos de realidade aumentada, que podem ser utilizados pela equipe de reposição integrados ao inventário para suporte ao abastecimento – até opções de soluções integradas. 


 


Outra apresentação que chamou bastante atenção no evento foi o painel "Varejo na Velocidade da Ruptura" que, entre os palestrantes, trouxe o co-fundador e CEO da Perseus Mirrors, Erik Skantze. O empresário falou sobre o futuro das famílias, que envolverá tecnologia pura e casas inteligentes.


 


Skantze apresentou um pequeno espelho que obedece comandos de voz. Equipado com câmera, caixa de som, wi-fi e bluetooth, o produto se tranforma basicamente na tela do seu telefone e pode ser personalizado com aplicativos. Com o espelho, o cliente pode receber mensagens de texto, ver a temperatura, calendários e até mesmo ler as notícias do dia. Um mesmo espelho pode diferenciar vozes e ser customizado de acordo com cada membro da família.


 


O CEO da Perseus Mirrors  lembrou que, hoje em dia, uma criança de 10 anos consegue te ensinar a resolver um problema simplesmente assistindo a um tutorial do YouTube. Ele deu vários exemplos tecnológicos para a casa, entre eles a torneira inteligente, que mede a vazão da água e alerta o usuário, via smartphone, sobre o gasto e as melhorias que ele pode ter para economizar água.


 


No mesmo painel, o fundador da XRC Labs, Pano Anthos, também deixou uma mensagem importante: a velocidade da tecnologia é muito superior à de adaptação do varejo, que há 100 anos ainda não mudou sua metodologia. É preciso acelerar esse processo para acompanhar, não só o desenvolvimento da tecnologia, como também dos novos clientes.


 


Segundo Anthos, as redes sociais estão promovendo uma mudança inimaginável no perfil do cliente: "Precisamos pensar em produtos que ainda não estão prontos para o consumo, assim como fez a Apple que criou outro mundo através de produtos inimagináveis pelo consumidor", ressaltou, explicando que as empresas precisam entender que elas não são criadas apenas para gerar lucro: "O lucro é consequência de um propósito".


 


Outras dicas apontadas por ele foram: não crie obstáculos ao consumidor! Não deixe as promoções no fundo da loja (cliente quer comodidade). E preocupe-se com a sua reputação, pois cada vez mais clientes não compram de empresas que acumulam reclamações online. 


 


FONTE: ANAMACO (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção)