Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Expectativa menor para o PIB

Apoio ao Comércio


O relatório do Banco Central divulgado indica um menor otimismo em relação à economia por parte dos investidores. Segundo o relatório, a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) tem caído há 8 semanas consecutivas e atualmente gira em torno de 2% de crescimento. Para 2013 a expectativa fica entre 4,2% e 4,5%.


A produção industrial também tem sofrido forte redução de suas expectativas. Em 2011 seu crescimento foi de 0,9%, muito abaixo do que era esperado no início do ano, que era de alta de 5,0%. Em 2012, as expectativas têm caído há 5 semanas consecutivas, chegando ao valor de 0,39% para este ano. Porém, para 2013 a expectativa é que a industria volte a crescer, impulsionada pela retomada do crescimento econômico dos países europeus e dos Estados Unidos.


O IPCA, índice que mede a inflação no país, também tem mostrado sinais de esfriamento, tendendo a chegar perto do centro da meta criada pelo governo (que é de 4,5%a.a, podendo variar em 2 p.p. para cima ou para baixo) para evitar seu crescimento descontrolado. No ultimo relatório, a expectativa para o ano chegou a 4,93%, onde se espera um valor abaixo de 5,0%.


Até maio, o crescimento da inflação foi de 2,26%, valor bem abaixo dos 3,71% verificados no mesmo período de 2011.