Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Expectativa de PIB deste ano cai para 0,97%

Apoio ao Comércio

A previsão do PIB medida no relatório Focus apresentou nova queda esta semana e pela primeira vez este ano apresenta uma expectativa de crescimento abaixo de 1%. Na comparação com os resultados da semana anterior, o crescimento da economia foi reajustado de 1,05% para 0,97%. Há quatro semanas, este valor era de 1,16%.


 


Uma das variáveis que mais impactou negativamente nestes resultados foi a divulgação das contas nacionais do primeiro trimestre no fim de maio, pelo IBGE, que mostrou um crescimento do PIB de 0,2%, muito abaixo do esperado pelo mercado e pelo governo. Além deste, os dados de produção industrial impactam negativamente, pois mostram que a indústria tem tido dificuldades em competir, o que vem gerando queda na produção e redução de investimentos. A expectativa de crescimento da produção industrial no início do ano era de 2,20% e neste último já estava em -1,15%. 


 


O relatório também divulga a expectativa para a inflação, medida pelo IPCA. De acordo com ele, a inflação este ano ficará em torno de 6,44% muito próxima do teto da meta, que é de 6,5%. Nos últimos 3 anos, a inflação fechou em 6,50% em 2011, 5,84% em 2013 e 5,91% em 2013, demonstrando muita resistência em voltar ao centro da meta. Com isso, o Banco Central se vê obrigado a aumentar a SELIC para frear o crescimento da inflação, porém isso se reflete em desestímulo para o crescimento, diminuindo mais a expectativa do PIB.