Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Expectativa de crescimento do PIB diminui em janeiro

Apoio ao Comércio


 


A expectativa de crescimento apontada no Relatório Focus, do Banco Central, que expõe os dados do mercado em relação a economia, para o PIB caíram 0,9p.p. entre o ultimo relatório divulgado em 2013 e o ultimo de janeiro. 


 


De acordo com o relatório divulgado dia 27 de dezembro a expectativa para o PIB em 2014 era de 2,0%, já o divulgado em 31 de janeiro mostra que houve um recuo para 1,91%. Este recuo é esperado ao longo do ano, pois as análises vão se ajustando de acordo com vários dados divulgados durante o período, mas o isto mostra uma tendência a diminuição de expectativas do mercado.


 


Já o IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, fechou 2013 em 5,91%, de acordo com o IBGE. A expectativa do Focus era de 5,98% e em janeiro encerrou em 6%. O Banco Central tem mostrado interesse em reduzir a inflação até que chegue em valores em torno do centro da meta de inflação, mas a resistência dela em abaixar tem colocado pressão em cima do governo federal, que dado um tom mais enérgico nesta questão.