Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Expectativa!

Apoio ao Comércio


Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o INEC (Índice nacional de Expectativa do Consumidor) apresentou relativa estabilidade em relação ao mês de março. O indicador, elaborado a partir de uma pesquisa a âmbito nacional junto a 2002 pessoas, apresentou queda de 0,2% em relação ao mês anterior. Na comparação fevereiro / março, o INEC havia apresentado aumento de 0,4%. Este ciclo de pequenas variações mantém-se desde novembro de 2011.


O resultado verificado no mês de abril provém de um fraco desempenho em alguns itens analisados. As expectativas em relação à renda e aspectos financeiros sofreram uma piora quando comparados ao mês de março (o quesito “endividamento” apresentou aumento de 1,7%; “situação financeira”, queda de 1,1%; e “expectativa de renda”, queda de 2,4%), enquanto os itens “Compras de maior valor” apresentaram melhor desempenho (aumento de 1,5% e 2,6%, respectivamente).


As categorias que constituem o INEC são: Expectativa de inflação, Expectativa de desemprego, Expectativa de renda pessoal, Situação Financeira, endividamento e Compras de bens de maior valor. A pesquisa possui periodicidade mensal e é conduzida pelo Ibope.