Exemplo de Empreendedorismo

O presidente do CDL Jovem, Lucas Pitta, e os demais membros receberam nesta quarta-feira, 04 de setembro, na reunião quinzenal do grupo o empresário Gustavo Horta Travassos, proprietário do grupo de tecnologia MXT. O empresário deu várias dicas, por meio de sua própria história, para quem deseja abrir ou fomentar os negócios.

Travassos iniciou explanação expondo as dificuldades de quando abriu a empresa com um sócio. Segundo ele, foi de fundamental importância à persistência mesmo diante dos obstáculos. “Eu vendi um carro velho que eu tinha para iniciarmos a empresa, como o carro não valia muito, logo o dinheiro acabou. Tivemos que contar cada centavo, mas não desistimos”.

O empresário expos como transformou, ao longo de 14 anos de história, a microempresa em uma gigante que fatura cerca de 120 milhões de reais por ano e possui 270 funcionários atualmente. A MXT lançou no mercado um equipamento com múltiplas funções, que vai desde o monitoramento de segurança, rastreamento de veículos, controle de entrada e saída de funcionários da empresa, controle de estoque, entre outros.

Desde o início, Travassos sempre pensou no diferencial para seu produto. Segundo ele, sua empresa é a única no Brasil que consegue desenhar seus próprios componentes, barateando os custos e enfrentando produtos importados como os vindos da China. Além disso, quando projetado, ele pensou na praticidade. “O aparelho pode ser colocado em qualquer local, não usa fios e pode ser acessado por internet, Wi-fi, 3G e possui controle biométrico”, explica.

Outro diferencial do produto, em relação aos demais, é que ele pode ser usado sem energia elétrica. “O principal perfil dos assaltos é o corte de luz. Por que quando corta a luz, a câmera para de funcionar. No caso do nosso produto, pensamos nisso e ele possui bateria de até oito horas de duração”, conta Travassos, que acrescenta que “o sistema de segurança pode ser acessado de qualquer lugar, as pessoas integradas a ele, são avisadas em tempo real de tudo que está acontecendo e gera relatório que pode ser enviado por e-mail”.

Outro ponto primordial para o empresário é a valorização dos funcionários e da opinião dos mesmos para o crescimento da empresa. “A MXT é uma empresa que não existe hierarquia, todos participam da administração. Nós fazemos uma reunião semanal em que todas as pessoas da empresa participam e isso traz um resultado fantástico”, expos Travassos.

“Nós também não ficamos esperando para ver quais são as próximas novidades, estamos sempre à frente inovando”, conclui Gustavo Travassos, deixando as dicas que acredita ser fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento.