Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Ética em pauta

Apoio ao Comércio


 “O seu consumidor age certo? A ética no consumo” foi tema de palestra ministrada nesta quarta-feira, 08 de agosto, na reunião quinzenal do CDL Jovem, pelo mestre e doutorando em Administração, Marcos Ferreira Santos.


Santos afirma que não se deve confundir ética com moral e valores. A ética pode ser definida como um conjunto de filosofias e crenças que guiam a vida de uma pessoa. Já a moral é o conjunto de regras, que a partir de uma filosofia ética, guiam a pessoa, e os valores são ligados às crenças religiosas e culturais.


Mas, segundo Santos, a ética não impede alguém de fazer algo errado. Mesmo sabendo o que é certo e o que é errado, não significa que as pessoas agirão sempre de maneira correta. Atitudes antiéticas permeiam várias esferas da nossa vida, inclusive nas relações de consumo, afirma Santos, que elencou alguns exemplos:


– Furtar produtos da loja;

– Trocar etiquetas de preços;

– Devolver produtos que já foram utilizados;

– Adulterar dados cadastrais com documentos roubados;

– Estragar produtos e devolvê-los como defeituosos;

– Devolver produto parcialmente usado e exigir valor por inteiro;

– Estragar mercadorias na loja para exigir descontos sobre elas;

– Comprar produtos piratas.


Dos exemplos citados, o furto é o que mais impacta no comércio e, de cada 10, 4 são realizados pelos funcionários da empresa. De acordo com o palestrante, o comércio pode minimizar os prejuízos com essas atitudes antiéticas. Para isso, o comerciante deve realizar uma análise detalhada sobre quais são as mais frequentes em seu estabelecimento. Ao conhecer a sua realidade, ele saberá melhor que decisões tomar para combatê-las.