Entidades Empresariais Mineiras se posicionam a favor da Reforma.

A CDL/BH e demais entidades representativas do setor produtivo mineiro, reunidas no Fórum das Entidades Empresariais de Minas Gerais, expressam o irrestrito apoio à proposta de reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional.

Assim se posicionam por entender que a sociedade brasileira paga hoje um alto preço por não ter feito, no tempo certo, as reformas fundamentais para garantir a competitividade da economia nacional, a produção e a geração de riqueza para o país e de empregos de qualidade para os trabalhadores brasileiros.

O contingente de 13 milhões de desempregados, existente hoje no país, é a face mais cruel e dramática desta realidade, fruto da omissão, do populismo e da demagogia.

Entendem, também, que os brasileiros serão condenados a pagar um preço ainda mais elevado se, mais uma vez, o Poder Legislativo se omitir neste momento crucial, em que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal têm, diante de si, a grave responsabilidade de aprovar a reforma da Previdência, de forma a eliminar uma das principais causas do crescente déficit nas contas públicas.

Na verdade, mais do que aprovar uma reforma, o que está nas mãos dos senhores deputados e senadores é a decisão sobre o tipo de nação que queremos construir: moderna, forte e justa ou apequenada e asfixiada pela insolvência e pelos privilégios que poucos recebem e são custeados pela maioria dos trabalhadores.

Deputados e senadores precisam ter consciência de que não é mais possível conviver com um déficit anual da ordem de R$ 200 bilhões, provocado por regimes de Previdência vigentes no Brasil: regime geral dos trabalhadores (INSS) e o regime de aposentadoria dos funcionários públicos.

Não é mais possível conviver com uma realidade em que a população aposentada cresce 3,5% ao ano – e a população de trabalhadores na ativa aumenta apenas 0,7% – e que, em muito pouco tempo, vai estagnar.

A estimativa é a de que, nos próximos trinta anos, haverá 6% a menos de pessoas trabalhando e 250% a mais de pessoas recebendo benefícios da Previdência Social. É um cenário em que a Previdência estará irremediavelmente quebrada.

Precisam compreender, igualmente, que está em suas mãos corrigir injustiças históricas que se alimentam da omissão e do fisiologismo do poder público para criar, no país, cidadãos de primeira e de segunda classe em razão de inaceitáveis distorções nos sistemas de Previdência dos setores público e privado, criando castas, assegurando privilégios a alguns e penalizando a maioria dos trabalhadores.

Por entender a essencialidade da reforma da Previdência, A CDL/BH e as demais entidades representativas do setor produtivo mineiro reafirmam integral apoio à proposta encaminhada, ao Congresso Nacional, pelo presidente Michel Temer.

Expressam, igualmente, a expectativa de que o Congresso Nacional, por seus deputados federais e senadores, saberá agir e decidir de acordo com os interesses maiores do Brasil e dos brasileiros, aprovando a reforma da Previdência e contribuindo para a construção de uma nação forte em sua economia e justa na distribuição dos frutos do crescimento.