Entenda como funciona o novo rendimento da poupança

O Governo Federal anunciou quinta-feira (3) uma mudança no rendimento da poupança, que entrou em vigor para os depósitos realizados a partir do dia 4 de abril. Desde 1991, a poupança apresentava rendimento de 6,17% a.a. + Taxa Referencial (TR); a partir de agora, o rendimento estará vinculado à taxa de juros básica (SELIC). Caso a SELIC se estabeleça em taxas iguais ou inferiores a 8,5%, o rendimento será de 70% desta taxa + TR. Caso a SELIC se estabeleça em taxas superiores a 8,5%, o rendimento permanecerá em 6,17% + TR. Não houve alterações quanto à isenção do imposto de renda.

O objetivo do governo com esta medida é criar condições para que o Banco Central reduza ainda mais a taxa de juros básica. A intenção do governo federal é que a SELIC atinja patamares similares aos de países desenvolvidos (que são mais reduzidas) até o final de 2014. A medida também é uma forma de reduzir as transferências dos investimentos em renda fixa para a poupança. Com taxas menos atrativas para a poupança, quem investe nos fundos de renda fixa não terá incentivos para mudar de modalidade. Este é um fator relevante visto que os fundos de renda fixa auxiliam o pagamento das dívidas do governo.

Segundo o Ministério da Fazenda, a poupança atualmente soma 100 milhões de cadernetas no Brasil, com o total de aplicações estimado acima de R$430 milhões.