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Empresários da regional Centro-Sul participam dos Encontros Empresariais da CDL/BH

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Os empresários da regional Centro-Sul participaram, nessa quarta-feira, dia 02 de outubro, da palestra “Inovação e Tendências para o varejo”, por meio dos Encontros Empresariais Regionais. O evento, promovido pela CDL/BH e o Sebrae-MG, foi realizado no Mercado Central e teve como objetivo desmistificar, sensibilizar e aproximar os participantes em relação à ideia de inovação para o setor varejista.


 


Quem deu as boas-vindas aos empresários foi o vice-presidente da CDL/BH, Fausto Izac, responsável pela abertura do encontro. Após a fala inicial dele, a palestrante Sara Aquino, que já trabalhou como agente local de inovação do Sebrae-MG, além de ser co-autora do Canvas da Inovação, apresentou os temas “Desafios para o pequeno varejo”;  “Tendências de futuro para o pequeno varejo” e “Inovação como solução”. 


 


Durante a exposição, ela deu exemplos de alguns casos em que empresários conseguiram inovar o próprio negócio ao observarem às novas tendências do mercado, como a revolução das compras por dispositivos móveis, produtos ligados à sustentabilidade e o de oferecer novas experiências aos consumidores ao entender o que eles, de fato, desejam.


 


“Conheço uma loja de roupas que inovou por meio da revenda. Os proprietários permitem que os clientes que tenham comprado peças por lá troquem, de graça, por outras usadas. Isso porque eles identificaram que os consumidores se cansam de utilizar sempre os mesmos trajes. Além disso, os freguêses  podem optar por ganharem descontos em novos modelos”, destaca Sara.


 


Ainda segundo a profisisonal, as pessoas pensam que para trazer algo novo para o seu negócio é necessário ter tecnologia de ponta, o que não é verdade. “Inovar é trazer algo diferente para o contexto da empresa que gere resultado”, esclarece.


 


Sara também apontou que o processo de inovação passa pelos seguintes passos: compreender o problema em que se quer solucionar, ouvir os clientes e funcionários, coletando feedbacks, além de ficar atento no que a concorrência está fazendo e, por último, testar essa possível solução, sempre com paciência para conseguir ter os resultados esperados.