Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Em 2013, receita dos serviços cresceu 8,5%

Apoio ao Comércio


 


A pesquisa mensal de serviços, divulgada pelo IBGE, apresentou crescimento de 8,4% na receita total do setor em dezembro, comparado com o mesmo mês do ano anterior (dezembro/12). Este valor, apesar de robusto, foi inferior ao apresentado em outubro e novembro de 2013, comparados com seus respectivos meses do ano anterior, quando seus resultados foram de exatamente 8,8%, em ambos.


 


Já no acumulado do ano o crescimento foi de 8,5%, com destaques para os setores de “Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio”, que cresceu em 2013 10,8%, acompanhado de “Serviços prestados às famílias”, com alta de 10,2%. “Serviços profissionais, administrativos e complementares”, cresceu 8,1%, “Serviços de informação e comunicação” subiu 6,9% e “Outros Serviços” acumulou alta de 5,9%. Minas Gerais teve crescimento de 4,8% na comparação de dezembro/13 com dezembro/12 e no acumulado do ano apontou resultado positivo de 5,9%. 


 


O setor de serviços representa mais de 58% do total do PIB brasileiro, sendo responsável pela maior absorção de mão de obra entre os outros setores (Agropecuária e Indústria). Nos últimos anos este setor teve seu crescimento impulsionado, principalmente pelo setor de comércio, que apresentou grandes crescimentos em momentos de turbulência internacional e ajudou a economia a se manter em níveis positivos nesse período.