Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Divulgada Pesquisa Mensal do Comércio Out.16

Apoio ao Comércio

Em outubro, as vendas caíram 0,8% em relação a setembro, segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio dentro das expectativas do mercado, de 0,9%. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, o volume registrou retração de 8,2%. Embora o desempenho tenha vindo dentro do esperado pelo mercado, o recuo de 8,6%, foi o pior para o mês em toda a série histórica, iniciado em 2001.

No acumulado em 12 meses encerrado em outubro, as vendas registram queda de 6,8%, também o pior resultado em 15 anos. O cenário para o varejo é reflexo do quadro recessivo, de 12 milhões de desempregados. A recessão do quadro econômico não levou nem os segmentos que comercializam bens essenciais, como o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, registraram bons resultados.

Em outubro, as vendas dessa atividade recuaram 0,6% em relação a setembro. Frente ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 6,5%. Foi o pior resultado para o mês nessa base de comparação desde junho de 2003. A queda surpreendeu o mercado, uma vez que a inflação no acumulado em 12 meses desacelerou de 8,48% em setembro para 7,87% em outubro.
 
Na passagem de setembro para outubro de 2016, série com ajuste sazonal, as vendas no varejo foram negativas para 15 das 27 Unidades da Federação em Minas Gerais, apresentou uma queda em Outubro, de -6,0%, de -1,5% na base acumulado do ano e -1,7% nos últimos 12 meses.
 
Confira dados da pesquisa no arquivo em anexo. 
 
Fonte: IBGE