Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

DIEESE divulga indicadores sobre o setor de supermercados em 2012

Apoio ao Comércio


 


O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) lançou nesta segunda (15) uma publicação sobre o desempenho do setor supermercadista em 2012. O boletim constitui a série “Indicadores do Comércio”, e traz os principais resultados apresentados pelo setor em questão no âmbito nacional.


De acordo com a publicação, o setor supermercadista é o que possui maior peso para o varejo, chegando a faturar, no ano de 2012, um total de R$242,9 bilhões, o que representa um crescimento real de 2,3% frente ao ano anterior (dados da Associação Brasileira de Supermercados – Abras). Além disso, o setor apresentou em 2012 um crescimento de 8,9% no volume de vendas e 16% na receita nominal, segundo o IBGE. O DIEESE atribui o bom desempenho do setor às medidas de incentivo ao consumo promovidas pelo Governo Federal, como ampliação da oferta de crédito, e à expansão da massa salarial.


De acordo com o boletim, o setor de supermercados foi o principal responsável na geração de empregos para o comércio no ano de 2012. Segundo dados do Ministério do Trabalho, 52.083 vagas foram geradas pelo setor de Hipermercados e Supermercados, correspondendo a 13,6% do total de vagas geradas no comércio (383.426).


Apesar destes bons resultados, o boletim também aponta alguns indicadores desfavoráveis ao setor de supermercados. Segundo dados do Ministério do Trabalho, 43,4% dos desligamentos em 2012 ocorreram por inciativa do próprio trabalhador. Uma das justificativas para isso é o baixo salário pago ao empregado do setor supermercadista; segundo o Ministério do Trabalho, o setor apresentou a menos remuneração média entre as atividades econômicas (R$779,02).


O DIESSE avaliou os resultados do setor supermercadistas como “expressivos”, entretanto ressaltou as condições no mercado de trabalho, como longas jornadas de trabalho e baixos salários, que contam como um ponto negativo para o setor.