Dia da Liberdade de Impostos

Gasolina, roupas,  alimentos, sabão em pó, escova de dente, são alguns dos produtos que estão sendo vendidos nesta quinta-feira, 22 de maio, sem impostos. Empresas de vários segmentos participam do Dia da Liberdade de Impostos, uma ação promovida pela CDL/BH e CDL Jovem para conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira.

O evento “Dia da Liberdade de Impostos” marca simbolicamente  a data em que os brasileiros passam a trabalhar para proveito próprio, já que antes disso todo o valor recebido era destinado ao pagamento de tributos (impostos, taxas e contribuições) exigidos pelo governo federal, estadual e municipal. O “Dia da Liberdade de Impostos” está sendo realizado em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Manaus (AM), Vitória (ES), Caxias do Sul (RS), Porto Alegre (RS), Brusque (SC), Chapecó (SC), Santa Rosa do Sul (SC), Lages (SC), Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Resende (RJ), dentre outras.

A gasolina, a R$ 1,842 o litro, ou seja, com desconto de 36% dos tributos incidentes no produto, foi vendida no Posto Pica Pau, na Avenida do Contorno, 10.325, Barro Preto, na manhã desta quinta-feira. Uma enorme fila de automóveis e outra de motos foi formada nas imediações do posto. Ao longo do dia, empresas de vários segmentos também venderão produtos sem o valor dos impostos. Confira a relação completa dos participantes no site http://dli.cdlbh.com.br/ .

Nesta 8ª. edição em Belo Horizonte,  o evento é realizado pela CDL/BH e pelo CDL Jovem, conta com o patrocínio do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Minaspetro) e apoio do CDL Jovem Nacional, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção de Minas Gerais (Acomac), Associação Mineira de Supermercados (Amis) e portal Varejo 1.

Livro gigante – Quem compareceu ao posto no dia 22 também pode conferir como é complicada a legislação tributária brasileira, que foi colocada no papel pelo advogado tributarista Vinicios Leoncio de Belo Horizonte. O resultado é um livro de 7,5 toneladas com 43.216 páginas, cada uma delas com 2,2 metros de altura por 1,4 metro de largura, que recebeu o título de "Pátria Amada".