Desenvolvimento da Capital

O desenvolvimento do vetor norte de Belo Horizonte, por meio de investimentos no novo modal aéreo mineiro e o shopping Fashion City Brasil, foi tema da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira (21), na sede da Entidade. O subsecretário de Investimentos Estratégicos do Governo de Minas Gerais, Luiz Antônio Athayde, e a gerente comercial do novo shopping, Maristela Lujan Nery, estiveram presentes para abordar o assunto.

De acordo com Athaíde, os aeroportos consistirão, em breve, nos pontos físicos da internet, transportando pessoas e cargas. Atualmente, 40% do valor do comércio internacional é transportado por via aérea e em 2020, será 60%. Com o novo modal aéreo, localizado em Confins, Minas deixará de ser o estado da mineração para diversificar sua economia.

Até 2030 serão investidos mais de R$190 bilhões no modal aéreo mineiro, que gerará 400 mil empregos diretos. Esse modal será o novo polo da economia, com indústrias tecnológicas, companhias aéreas e o comércio ligado às grandes empresas supridoras. Em julho passado, iniciaram-se as obras do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial.

Para agilizar o acesso ao aeroporto, será construída a Contorno Metropolitano Norte de BH, com 67km de extensão, que consiste em uma via de ligação entre as rodovias BR-381Sul (Fernão Dias) com a BR-381 Norte.  Essa via permitirá que de qualquer ponto, seja possível chegar ao aeroporto em 35 minutos. Também está previsto no projeto um sistema de transporte por trilhos da região do Hipercentro até o aeroporto.

Turismo de negócios

Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2014, o Fashion City Brasil (FCTY) será um shopping atacadista voltado para o mundo da moda, que abrigará 500 lojas, mil vagas de estacionamento e espaço para 60 ônibus.

Segundo Nery, ele está sendo construído a 4 quilômetros do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, caracterizando como o único empreendimento one-stop-shop do Brasil, modelo no qual o cliente que viaja para efetuar suas compras já desembarca praticamente dentro do mall.