Deputados estaduais aprovam aumento de impostos para o comércio e serviços

Apesar da mobilização da CDL/BH, dos empresários mineiros e entidades de classe, os deputados estaduais aprovaram em segundo turno, na noite desta quarta-feira (30), o projeto de lei que eleva o ICMS de diversos produtos. O projeto segue agora para sanção do governador de Minas e passará a valer a partir de 1º de janeiro de 2016.

O projeto aumenta em 2% o ICMS de produtos como refrigerantes, ração tipo pet, perfumes e cosméticos, alimentos para atletas, telefones celulares, câmeras fotográficas e de vídeo, equipamentos para pesca esportiva e aparelhos de som e vídeo para uso automotivo. Ele também aumenta o ICMS da energia elétrica do setor comercial e de serviços de 18% para 25%.

A imprensa mineira destacou a atuação da CDL/BH contra o aumento de impostos, confira AQUI.

A CDL/BH mobilizou o empresariado para acompanhar os três dias de votação do projeto na Assembleia Legislativa, pressionando os parlamentarem para votarem contra o aumento da carga tributária. Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, os empresários entendem a importância dos tributos para o desenvolvimento econômico e social do país. “Porém, a nossa carga tributária é uma das mais elevadas do mundo. Um novo aumento é inadmissível, pois sufocará lojistas e trabalhadores”, afirmou. “Mais impostos são sinônimos de menor produtividade, menos postos de emprego e poder de compra. Tudo o que o Brasil e os brasileiros não querem e não precisam no momento”, ressalta.

Na opinião do presidente da CDL/BH os governos federal, estadual e municipal devem é administrar melhor os seus gastos ao invés de penalizar a população pelo déficit das contas públicas. “Para tirar o país da atual crise econômica é preciso um sistema tributário justo que não contribua com a extinção de empresas, mas que estimule a produtividade e a geração de mais empregos e renda”, afirmou. “Só assim o Brasil voltará ao caminho do desenvolvimento”, finaliza.

Dálcia de Oliveira
Comunicação e Marketing da CDL/BH