Delegar para crescer: o segredo de uma equipe unida

Às vezes é difícil para um líder deixar que um subordinado assuma certas responsabilidades. Afinal, aquele é o seu trabalho. É como um filho e quem sabe como cuidar do seu filho melhor do que você? Mas delegar não é como “abandonar” um filho ou deixá-lo sem cuidados. Está muito longe disso, aliás.

Para crescer você precisa ter pessoas ao seu lado que estejam tão alinhadas quanto você com a cultura e os valores da empresa. Pessoas que sejam um reflexo daquilo que você deseja imprimir à organização. Se você tem clareza de quais são os valores da companhia, selecione colaboradores que compartilhem deles e mantenham sempre vivo o espírito que move o empreendimento. Você é a referência. Eles a cultura em movimento.

Quando engravidei do meu segundo filho, precisei me afastar do trabalho por quase um ano porque a gravidez era de risco e ele nasceu prematuro. Ao retornar para o escritório, a empresa estava melhor do que eu a deixei. A equipe e os clientes foram muito solidários. Blindaram-me em relação aos problemas e tudo se resolveu muito bem. Isso porque as pessoas que trabalhavam comigo sabiam exatamente como eu encaminharia cada situação, sem precisar me consultar. E os clientes tiveram o atendimento que precisavam, mesmo sem contato direto comigo. Tenho certeza de que isso foi resultado de anos trabalhando fortemente a cultura da empresa a qual representei. Ninguém está imune de precisar se ausentar do dia a dia de trabalho. A empresa não pode depender de você estar à frente de todos os processos. Se for assim, você não vai conseguir se dedicar a questões estratégicas, questões maiores que fazem com que os negócios cresçam.

Veja o seu colaborador como um parceiro, alguém que está caminhando junto com você. Procure desenvolver um ambiente colaborativo, o senso de equipe, mesmo que ela seja composta apenas por você e mais alguém. Isso vai melhorar a produtividade. Ouça sempre e estimule o diálogo. Quando as pessoas se sentem parte do negócio, lutam por ele como se fossem donos. Sonham o mesmo sonho que você. E existe coisa melhor do que ver parceiros sonhando nosso sonho? Para mim, pelo menos, não existe. É o que enche meu coração de alegria.

Fonte: Sofia Esteves – DMRH e Cia de Talentos