Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Crise Nacional, começa a perder o fôlego, segundo Ipea

Apoio ao Comércio


O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirmou que a crise econômica que atinge o país, começou a perder fôlego.


Apesar disso, ainda há um longo caminho para a recuperação do país, de acordo com o coordenadores e economistas do Instituto.


Os dados constam na Carta de Conjuntura, que avalia dados econômicos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Segundo o Ipea, os sinais de que a crise está perdendo fôlego podem ser percebidos principalmente na indústria nacional.


Além disso, a desvalorização do real ante o dólar, de acordo com o Ipea, beneficia o setor exportador brasileiro, principalmente nos segmentos têxtil, madeireiro e de calçados.


Além de aumentar a competitividade brasileira no setor externo, a desvalorização do real também está estimulando a substituição de importação na produção de alguns bens intermediários, ou seja, nos insumos usados pelo setor produtivo.


 

Por outro lado, no entanto, a moeda nacional desvalorizada torna a importação de máquinas e equipamentos mais cara, prejudicando investimentos no setor produtivo.


Diferentemente da indústria, os setores de serviços e comércio ainda estão em retração.


Os serviços tendem a levar um tempo maior para se recuperar porque depende muito da renda dos consumidores e essa renda vai demorar a se recuperar por conta da questão do emprego.


A renda e o aumento de desemprego têm prejudicado a recuperação da demanda doméstica por bens e serviços.


Fica claro, que se enxerga um longo caminho para a recuperação da economia, devido aos indicadores de confiança, principalmente dos consumidores, que apresentam dados pessimistas. Porém, há claro indícios, de uma retomada considerável, que gera boas perspectivas, e aumentam as expectativas de melhora, por parte dos consumidores e empresários, principais afetados nessa crise.


Fonte:  Exame – Editado