Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Crédito do sistema financeiro cresce 0,2% em julho no Brasil

Apoio ao Comércio

O crédito total do sistema financeiro cresceu em julho, na comparação com junho, 0,2% alcançando R$ 2,835 trilhões de saldo. Este é o menor crescimento mensal do saldo desde fevereiro, quando o valor observado foi de 0,5%.


 


Este saldo total é dividido entre pessoas jurídicas, que apresentaram queda no total de crédito utilizado de -0,1%, caindo para 1,504 trilhão, e o crédito para pessoas físicas, que apresentou crescimento de 0,5% chegando a R$ 1,331 trilhão. Esta queda na tomada de crédito por parte das pessoas jurídicas, apesar de ser considerado um valor baixo, pode já demonstrar um efeito da proximidade das eleições, onde os empresários estão preferindo reter investimentos até o fim da eleição, aguardando para ver qual será o resultado.


 


Na comparação com o saldo do trimestre anterior, o crédito apresentou crescimento de 2,1%, porém este é o terceiro mês seguido que esta base apresenta queda (em maio o crescimento tinha sido de 2,6% e em junho de 2,5%). Novamente o saldo para pessoas jurídicas teve uma variação menor que a de pessoas físicas, onde o primeiro apresentou crescimento de 1,4% e o outro apresentou 2,8%, respectivamente.


 


Já no acumulado do ano o crescimento foi de 4,4% sendo o de pessoas jurídicas 2,7% e o de físicas 6,4%. A previsão atual do Banco Central para o crescimento do crédito em 2014 é de 12%.