Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

COPOM mantém taxa Selic em 11,0%

Apoio ao Comércio

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM) encerrou seu ciclo de aumentos na taxa de juros SELIC no mês de maio, após analisar o comportamento do cenário nacional nos primeiros 5 meses do ano. As sucessivas elevações da taxa ainda não surtiram todo o efeito esperado na economia e uma pausa seria necessária para poder analisar o desempenho das elevações passadas na redução do ritmo de crescimento do crédito e seu impacto no preço final dos produtos.


 


A expectativa para este mês foi confirmada, porém ela deverá subir para 11,25% até o fim do ano. Para 2015 a expectativa é que a SELIC tenha mais altas, podendo chegar a 12,0%. 


 


Dado como o principal motivo do ciclo de aumentos da SELIC, a inflação não tem dado respostas à altura do esperado. Mesmo depois de ter um aumento de 11%, ao longo de 13 meses, o IPCA ainda se mantém em patamares próximos do teto da meta oficial do governo. Em abril de 2013, o índice estava em 6,49% no acumulado de 12 meses e em abril deste ano foi registrado valor de 6,28% na mesma base de comparação.


 


O centro da meta anual da inflação é de 4,5% a.a., porém é dado uma margem de 2p.p. para baixo ou para cima, ou seja, ela pode oscilar entre 2,5% e 6,5% a.a..