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Consumidor só tem direito à restituição em dobro do valor cobrado indevido em caso de comprovada má-fé

Apoio ao Comércio


O código de defesa do consumidor, em seu artigo 42, parágrafo único, estabelece que o consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.


O que a legislação determina, portanto, é que o consumidor cobrado indevidamente terá direito a receber a restituição do valor eventualmente pago, devidamente corrigido, sendo certo que, caso o autor da cobrança não comprove a ocorrência de engano justificável, a restituição deverá ser em dobro.


Entretanto, as recentes decisões proferidas pelo Superior Tribunal de Justiça vão além. Segundo a Corte, a restituição ao consumidor se limita ao valor que lhe foi cobrado indevidamente, tendo ele direito à devolução em dobro apenas se comprovar a má-fé do autor da cobrança. É do consumidor, portanto, o ônus da prova.


De acordo com matéria publicada no último dia 21, no site do Tribunal, a pesquisa de jurisprudência disponibilizada no portal aponta 313 acórdãos proferidos nesse sentido.


 


 


Amaralina Queiroz


Advogada – CDL/BH