Conselho do Barro Preto

O Conselho Regional CDL Barro Preto recebeu a presença do presidente da Belotur, Mauro Werkema, durante sua reunião mensal, realizada na sede da CDL/BH, nesta segunda-feira (25), para falar sobre o projeto “BH Polo da Moda”. A requalificação do Barro Preto, prevista para iniciar-se no próximo mês de abril, também foi abordada participantes na reunião.

Belo Horizonte é uma cidade tipicamente terciária, segundo Werkema, pois 84% da atividade econômica provem dos setores de comércio e serviços. Além disso, a capital está vivendo um processo de grande transformação sócio, econômica e urbanística, atingindo todas as áreas e é importante analisar este cenário para perceber a importância do setor de moda. “Somos privilegiados geograficamente, estamos atraindo investimentos, a cidade vem evoluindo e o setor de vocês é importantíssimo para Belo Horizonte. Cabe a vocês, como líderes do segmento, compreender essas mudanças para liderarem o desenvolvimento da moda aqui”, disse.

Werkema também afirmou que a Belotur propôs ao prefeito uma nova visão sobre o turismo em Belo Horizonte. Ele defende que caminhamos para uma economia criativa, representada pelos segmentos da moda, gastronomia e comércio, e esses atraem mais visitantes do que turismo tradicional. “O polo da moda é muito mais significativo na atração de visitantes, emprego e renda do que a Pampulha ou Praça da Liberdade”, afirmou. Segundo ele, a imprensa e o poder público ainda não têm essa visão e é necessário um trabalho para que percebam o turismo dessa forma. A Prefeitura está aberta a isso, inclusive pretende criar uma marca para a cidade, estabelecendo uma identidade distintiva.

Requalificação do Barro Preto

O diretor do Conselho, Fausto Isaac, afirmou que o início das obras de requalificação do Barro Preto estava previsto para abril deste ano, mas a prefeitura aguarda o processo de liberação do financiamento feito pela Caixa Econômica Federal, que não deve ser concluído neste prazo. “Queremos preparar o comércio para que sofra o menos possível, por isso pedimos à prefeitura para que nos informe sobre todas as etapas da obra”, disse Isaac.