Conselho da Savassi

O perfil dos eventos realizados na Savassi foi tema da última reunião do Conselho Regional CDL Savassi, realizada nesta sexta-feira (08), na sede da CDL/BH. O grupo recebeu o vereador Joel Moreira, o diretor de desenvolvimento de novos negócios da Belotur, Gelton Coelho Filho, e o gerente regional de Licenciamento e Fiscalização Integrada, Willian Nogueira, para abordar o assunto.

De acordo com Moreira, a Savassi já é uma região reconhecida pela população como palco de vários eventos e é necessário aproveitar esse potencial da cidade para intensificar sua promoção. Mas foi consenso entre os participantes que esses eventos devem ser bem planejados para que não gerem transtornos, a exemplo do que ocorreu no último Carnaval. Membros do Conselho relataram desorganização e vandalismo nos blocos organizados na região. De acordo com o gerente regional da Belotur, o que vem ocorrendo ultimamente é que o público de alguns eventos promovidos na cidade vem sendo muito superior ao previsto, com isso, a infraestrutura montada para cada um deles é insuficiente.

Por outro lado, Gelton ressalta a importância do retorno do Carnaval em Belo Horizonte, com investimentos triplicados pela Prefeitura, o que propiciando a realização de festas em vários pontos da cidade. “Temos um novo posicionamento sobre o Carnaval, além de um calendário de eventos, com investimento forte em cultura, e temos que aproveitar esse potencial para atrairmos turismo”, disse.

De acordo com o gerente da Belotur, o comércio perdeu muito por estar fechado durante os dias do Carnaval, e defende que se queremos atrair turismo para os eventos promovidos na cidade, temos que repensar as leis para mantermos o comércio aberto.

O diretor do Conselho Regional CDL Savassi, Alessandro Runcini, afirmou que o grupo não é contrário à realização de eventos na Savassi, mas eles devem ser avaliados antecipadamente, para serem destinados ao melhor local, pois a Praça da Savassi não comporta eventos de grande porte. Já na Avenida Getúlio Vargas, onde foi realizada a festa italiana, quase não há moradores e nunca houve problemas.

O Vereador Joel Moreira defende que, por meio da lei denominada Polígono Nova Savassi será possível ouvir e tentar conciliar os interesses de todos os públicos, e assim, oferecer eventos de boa qualidade para a população.

A lei prevê a criação de um conselho consultivo que reúna representantes do Executivo, Legislativo, setores cultural, eventos, ambiental, comerciantes e moradores para dialogar sobre temas relacionados à Savassi, entre eles a realização de eventos na região.