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Conheça as 5 estratégias que já são tardias para o seu negócio

Apoio ao Comércio

Uma crítica constante no mercado é que empresários e empreendedores relatam sobre a dificuldade de se adotar novas tecnologias e inovações para o negócio, sobretudo, para antever qual tecnologia que hoje está sendo falada e discutida, de fato, irá permanecer como ferramenta para o mercado. No meio de vários novos termos como Big Data, Omnichannel, VR, Analytics, entre tantos outros, serão abordados abaixo cinco grandes temas que já são considerados consolidados no mercado, e até mesmo tardios para quem ainda não fez nada a respeito. Mesmo que você use ainda o velho mantra de “vou esperar meu concorrente testar para ver se vale a pena investir”, mesmo que seu concorrente não use nada disso, já é mais do que hora de sua marca começar a adotar.


 


1. Presença digital


 


Antes de tudo, respondendo uma grande dúvida do mercado: toda marca precisa de um e-commerce? Não necessariamente, porém, existem as que nem ao menos um site institucional possui, ou, se possui, muitos desses mais prejudicam do que auxiliam seus consumidores. Toda marca precisa de uma mínima presença digital, algo que engloba muito mais do que um site ou um e-commerce, e que varia desde uma simples boa posição nos sites de pesquisa, até mesmo a presença nos principais aplicativos relevantes em seu segmento. 


 


2. Redes sociais


 


Dentro do tema presença digital, as redes sociais também são um tema que você tem hoje a obrigação de levar em consideração, pensando desde a facilidade de implantação ao estreitamento do relacionamento entre você e seus consumidores, que esse tipo de rede consegue hoje criar. Avalie bem qual a mídia e linguagem que sua marca pode utilizar: há linguagens de comunicação, ou mídias como imagens, áudio, fotos e vídeos, que funcionam bem em um tipo de negócio, mas que podem trazer um resultado muito abaixo do esperado em outro.


 


3. Pagamentos digitais


 


Ainda há varejistas que trabalham na base do caderninho de anotações nos rincões, interiores e periferias do Brasil, assim como há varejistas que não querem usar as tais maquinhas, ou pedem que o cliente faça o pagamento em dinheiro, para evitar as taxas hoje cobradas. Os pagamentos tendem a ser cada vez mais simplificados, digitalizados e operando de forma conveniente ao consumidor. Não se trata de uma escolha do varejista, quem está escolhendo quem oferece o meio mais fácil de se pagar é o cliente. Se você criar essa barreira, ele poderá preferir comprar em outro lugar.


 


4. Indicadores além da venda


 


Com clientes cada vez mais escassos, temos que ser cada vez mais produtivos, e para sermos cada vez mais produtivos, há uma necessidade cada vez maior de novos números e indicadores. Se o mínimo de indicadores aceitáveis para uma gestão seria, além do faturamento, o ticket médio, o número de cupons, e para alguns negócios, o número de peças por cupom, hoje há diversos novos indicadores à disposição, que podem auxiliar você e seu negócio a encontrar oportunidades e demandas que somente os indicadores básicos não conseguem entregar: o número de atendimentos, as taxas de conversão e até mesmo a análise de quem hoje é seu consumidor.


 


5. Novas formas de atrair o consumidor no ponto de venda


 


Se, por um lado, a propaganda é a alma do negócio, a mídia tradicional vem trazendo cada vez menos retorno, exigindo cada vez mais canais e comunicações específicas, centradas nos desejos e anseios de cada consumidor. E, se a mídia generalizada tem cada vez menos impacto e resultados têm seus custos cada vez mais elevados. Há hoje uma série de empresas que oferecem novas maneiras de se abordar os clientes, tanto nos meios físicos, quanto nos meios digitais. De anúncios que literalmente “perseguem” o consumidor nos sites que ele visita, a mensagens direcionadas através de aplicativos ou redes sociais. São inúmeras as opções e as possibilidades para conquistar novos consumidores.


 


Não há mais desculpas para não inovar. Inovação se trata de minimamente acompanhar as mudanças do mercado. Se você não está se movimentando, não tenha dúvidas que pode estar ficando rapidamente para trás.