Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Conflito e sucessão familiar é tema de plenária da CDL Jovem

Apoio ao Comércio

Foi realizada hoje (10/04), durante a plenária da CDL Jovem, no centro de convenções da CDL/BH, a apresentação da comunicadora, mestra em administração e sócia da KFamily Business, Juliana Costa Gonçalves, que ministra a palestra Conflito e Sucessão Familiar.
 
Em sua palestra, Juliana pontuou as delícias e desamores em trabalhar em uma empresa familiar, apresentando vários números a corrobora com o assunto, tais como:
 
• Os países europeus possuem os maiores números de empresas familiares;
• 35% das empresas brasileiras são familiares;
• 4% das empresas do Brasil de cunho familiar chegam até a 4ª geração;
• 60% dessas empresas acabaram por causa de conflitos familiares.
 
Para Juliana, grande parte das empresas familiares é vendida, fundida ou simplesmente falida, por que os seus sucessores não possuem experiência para dar continuidade e, principalmente, por causa dos conflitos criados entre os familiares.
 
Ela também destacou a importância dos futuros sucessores, que trabalham na empresa de seus pais, de não possuírem regalias em relação a outros colaboradores da empresa, isso é, precisam cumprir horários, obrigações e deveres para não criar o estereótipo de ser filho do dono. 
 
Finalizando a apresentação, Juliana disse que um dos maiores problemas referente à sucessão é que, na grande maioria das vezes, ela ocorre quando o dono da empresa morre ou adoece. Por isso, ele deve preparar seu sucessor o quanto antes possível.
 
Ela finaliza dizendo: “é a maior balela o fundador dizer que criou a empresa para os filhos. Ele criou por causa de um sonho dele e que os filhos devem ter os próprios sonhos e fazerem suas próprias escolhas”.