Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Confiança na Indústria recua em agosto

Apoio ao Comércio

De acordo com a pesquisa de Sondagem Industrial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da indústria (ICI) recuou 1,2% em agosto na comparação com julho, ao passar de 84,4 para 83,4 pontos. Esta é a quarta queda consecutiva do indicador, e o pior resultado desde março de 2009, quando o ICI se estabelecera em 82,2 pontos.


 


O ICI é constituído por outros dois indicadores, o Índice de Situação Atual (ISA), que mensura a percepção dos entrevistados sobre o momento presente, e Índice de Expectativas (IE), que avalia o que estes esperam para o cenário futuro. O resultado de agosto foi composto por uma piora de 3,6% no ISA, chegando a 82,7% (também é o pior resultado desde março de 2009, quando o ISA se estabelecera em 78,5 pontos), e, simultaneamente, um aumento de 1,4% no IE, subindo para 84,1 pontos. A FGV pondera que a melhora do IE se deve à normalização do número de dias úteis após o fim da Copa, mas as projeções pessimistas continuam crescentes no horizonte de seis meses.


 


O setor industrial vem sofrendo os impactos negativos do ciclo de elevações da taxa básica de juros (SELIC), iniciado em 2013 como uma medida de combate ao aumento da inflação. Com taxas de juros maiores, os custos para financiamento da produção (aquisição de máquinas e equipamentos, por exemplo), se torna mais elevado, prejudicando o setor. A expectativa segundo o boletim FOCUS do Banco Central é de que a indústria brasileira encerre o ano com queda de 1,76%.