Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Confiança na Indústria apresenta recuo em setembro

Apoio ao Comércio


De acordo com o Índice de Confiança da indústria (ICI), indicador componente da pesquisa de Sondagem Industrial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a confiança quanto ao desempenho do setor industrial apresentou recuo de 1,0% em setembro na comparação com agosto, passando de 99,0 para 98,0 pontos. Este é o menor índice desde julho de 2009, quando se estabelecera em 95,7 pontos.


Os dois índices que compõem o ICI, Índice de Situação Atual (ISA) e Índice de Expectativas (IE) apresentaram variação negativa em setembro na comparação com agosto. Enquanto o ISA recuou 0,6%, passando para 98,9 pontos, o IE recuou 1,4%, passando para 97,1 pontos. A principal contribuição para o comportamento registrado no ISA foi o indicador de nível de demanda total; já o indicador de emprego previsto foi determinante no recuo apresentado pelo IE.


Ainda no âmbito da pesquisa de Sondagem Industrial, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) permaneceu estável em setembro frente o mês anterior, no patamar de 84,2%, percentual ligeiramente menor que o verificado no fim do trimestre anterior (84,4% em junho), mas relativamente maior comparando-se com a média da série histórica recente, segundo a FGV.