Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Confiança dos Empresários da Indústria aumenta em novembro

Apoio ao Comércio


Segundo o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) da Confederação Nacional do Comércio (CNI), a confiança dos empresários cresceu 2,2 pontos em novembro quando comparado a outubro, atingindo 58,4 pontos. O Icei avalia percepções dos empresários industriais em relação às condições atuais da economia e da empresa e as expectativas para os próximos seis meses. Valores acima de 50 significam otimismo e valores abaixo de 50, pessimismo.


O Icei de novembro registrou valores acima de 50 para todos os segmentos da indústria. Na Indústria de Transformação o Icei atingiu 57,6 pontos (ante 55,5 pontos em outubros), na indústria extrativa o índice chegou a 58,5 pontos (ante 55,4 pontos em outubro) e na indústria de construção ele ficou em 58,9 pontos (ante 57,0 pontos em outubro).


Os empresários mais otimistas estão no Nordeste, onde o índice alcançou 61,2 pontos. Em segundo lugar ficou o Centro-Oeste com 60,3 pontos, seguido pela região Norte (58,7 pontos) e pela região Sul (57,3 pontos). Em ultimo lugar ficou a Região Sudeste, com 55,7 pontos.


De acordo com a CNI, a alta geral dos índices de confianças é resultado da recuperação da atividade econômica no segundo semestre. A expectativa do mercado é de que haja melhora do desempenho da produção industrial em 2013, principalmente por causa das medidas adotadas pelo governo para reduzir os custos das empresas, como as tarifas energéticas. Segundo o Relatório Focus do Banco Central, o espera-se que a produção industrial cresça 4,15% em 2013.