Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Confiança do comércio recua 1,5% em dezembro, mostra FGV

Apoio ao Comércio

O Índice de Confiança do Comércio da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 1,5% entre novembro e dezembro, ao passar de 110,6 para 108,9 pontos. Trata-se do segundo menor nível da série iniciada em março de 2010, superando apenas os 108,5 pontos de setembro passado, de acordo com a FGV.


 


O resultado mostra que o comércio está extremamente insatisfeito com o desempenho deste final de ano, além de nutrir expectativas modestas em relação à possibilidade de recuperação consistente das vendas ao longo do primeiro semestre de 2015,afirma  a FGV/IBRE.


 


O resultado em dezembro foi determinado pela piora da percepção dos empresários em relação ao momento atual: o Índice da Situação Atual, que havia avançado 1,3%, em novembro, recuou 5,9% este mês, chegando a 80,3 pontos, o menor nível registrado em meses de dezembro e o segundo menor da série histórica. Já o Índice de Expectativas avançou 1,2%, ao passar de 135,9 para 137,5 pontos no mesmo período.


 


Segundo a FGV, os resultados indicam que o setor espera alguma melhora cíclica das vendas no primeiro trimestre de 2015, já descontada a influência sazonal, mas não uma retomada consistente das vendas ao longo do primeiro semestre.