Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Confiança do comercio apresenta queda em junho

Apoio ao Comércio


O Índice de Confiança do Comercio (ICOM), da fundação Getulio Vargas apresentou redução de 3,7% no trimestre findado em junho, em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. Dos 17 segmentos pesquisados, 12 registraram piora no nível de confiança.


Essa redução do índice está relacionada ao fato de o nível da atividade econômica nesse trimestre ter ficado abaixo daquilo que era esperado (o crescimento do PIB no primeiro trimestre de 2012 foi de 0,2% em relação ao trimestre anterior de acordo com o IBGE). O fato de os consumidores terem atingindo maiores níveis de inadimplência (8,0% em maio de 2012 – Banco Central) parece ter os tornado mais cautelosos.


Em relação aos próximos meses, os comerciantes mostraram otimismo menor. O Índice de Expectativas do Comercio (IE-COM) apresentou recuo de 4,3% em relação a junho do ano anterior. É importante ressaltar que um dos quesitos integrantes do índice é a “perspectiva para os próximos seis meses”, que recuou de 163,1 pontos em junho de 2011 para 153,8 pontos em junho de 2012.


Tudo isso indica um período em que o consumidor se mostra cauteloso. Porém, a atual situação de redução das taxas de desemprego somada às tendências de baixa da inflação e dos juros renova a esperança de melhoras do ambiente econômico, com aumento das vendas no comercio no segundo semestre.