Confiança da Indústria cresce 1,1% em dezembro, segundo FGV.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI), da Fundação Getulio Vargas, avançou 1,1% em dezembro quando comparado ao resultado de novembro, mantendo-se acima da média histórica.

O avanço da confiança dos empresários do setor industrial ocorreu principalmente por causa da melhora nas perspectivas do cenário futuro. O Índice das Expectativas (IE), que mede as expectativas do setor industrial, cresceu 1,9% em dezembro, atingindo o maior patamar desde junho de 2011.

O Indicador da produção prevista foi fator determinante para o crescimento do IE, já que o indicador de emprego previsto se manteve estável e abaixo da média histórica. De todas as empresas pesquisadas em dezembro, 4,1% esperam um nível de produção menor no futuro, ante 15,5% em novembro. Por outro lado, a parcela dos empresários que espera um aumento na produção passou de 42,4% em novembro para 39,4% em dezembro. O restante das empresas, 56,5%, espera que a produção se mantenha relativamente estável no futuro próximo.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a opinião dos empresários sobre a atual situação do setor, apresentou aumento de 0,3% em dezembro. O que mais contribuiu para a alta do ISA foi o indicador de nível de demanda, que teve alta de 1,0% em dezembro. A parcela de empresas que consideram a demanda fraca caiu de 13,5% para 10,1% e a proporção daquelas que avaliam a demanda como forte passou de 17,1% para 14,4%. Além disso, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) aumentou ligeiramente de 84,0% para 84,1%, entre novembro e dezembro.