Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Conferência Municipal de Políticas Urbanas é tema de debate na CDL/BH

Apoio ao Comércio

A IV Conferência Municipal de Políticas Urbanas (Compur) foi tema da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira, 03 de abril, na sede da Entidade. Os consultores Dante Camargos e Pedro Fialho, da Ato Arquitetura e Urbanismo, estiveram presentes para apresentar o que já foi abordado nos três primeiros encontros do evento.


 


A CDL/BH e o comércio participam ativamente da Conferência. Graças à mobilização da Entidade, 41 representantes do comércio foram eleitos como delegados para participarem dos debates referentes às propostas de alterações na cidade. E, para acompanhar e auxiliar tecnicamente esses delegados na condução das propostas, visando minimizar seus impactos no segmento, a Entidade contratou a empresa Ato Arquitetura e Urbanismo. 


 


A Compur, que ocorre a cada quatro anos, é responsável por alterações importantes na estrutura urbana do município, pois com a contribuição de vários setores da cidade, propõe leis para a construção, manutenção e conservação de calçadas, para a instalação de mobiliário urbano e sobre o uso de estacionamentos, dentre outras sugestões de regras que afetam diretamente os nossos negócios. 


 


De acordo com Camargos os três primeiros encontros da Compur foram de capacitação, em que os técnicos da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) apresentaram as propostas, divididas nos seguintes eixos:


 


– Estruturação urbana: racionalização da ocupação tendo como base a capacidade de suporte urbano.


– Desenvolvimento: descentralização e distribuição adequada das atividades no território.


– Ambiental: melhoria da qualidade ambiental e uso adequado dos recursos naturais.


– Cultural: identificação e manutenção do patrimônio cultural e simbólico.


– Habitação: redução da vulnerabilidade social.


– Mobilidade: redução dos deslocamentos, melhoria da acessibilidade e estímulo ao transporte coletivo e não motorizado.


 


Na próxima etapa, as propostas serão debatidas em grupos e os delegados poderão propor outros temas dentro de cada eixo e, no mês de maio, cada proposta passará por votação. As propostas aprovadas na Conferência seguirão para a Câmara Municipal e nortearão os vereadores para alteração na legislação urbanística da cidade. 


 


Presenças


 


A CDL/BH também recebeu na reunião as visitas do presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), Fernando Cabral, e do diretor geral do jornal MG Turismo, Antônio Claret Guerra, que destacou a importância da atuação da CDL/BH no setor de turismo atualmente.