Como levar a cultura start up para as empresas tradicionais

A reunião quinzenal do CDL Jovem recebeu a visita do Ex-Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e consultor empresarial, Fábio Veras, para um bate papo com o grupo sobre Como levar a cultura start up para as empresas tradicionais. A reunião foi realizada nesta quarta-feira, 23 de junho, na CDL/BH.

Veras disse que vê jovens no mundo 1.0, enquanto já estamos num mundo 3.0 e que o Brasil ainda vive numa sociedade onde a cultura é voltada para conseguir um emprego e não gerar valor. “O vestibular vira uma obsessão na vida do adolescente, porque ele tem que ter um curso superior e arranjar um emprego. Isso não é mais verdade, hoje todo mundo tem um curso superior e não é mais sinônimo de bom emprego”, afirma.

Assim também, segundo o consultor, a nossa sociedade vive a procura de estabilidade e não arriscamos. “Aposto que até aqui na CDL/BH, que é uma casa de empresários, 90% gostariam que o filho fosse um juiz federal do que um empreendedor, pois traz mais estabilidade e segurança”, fala.

O consultor disse que o empresário precisa sair do modelo mental que está habituado, e até mesmo repensar o seu modelo de negócio. “Você pode ser dono de uma empresa de tecnologia, sem entender totalmente sobre o assunto. Além disso, é cada vez mais comum que os modelos de negócios atuais usem a internet , como possibilidade de você capturar valor no mercado”. Conclui.

Bráulio Filgueiras

Comunicação e Marketing