Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Como identificar dinheiro falso

Apoio ao Comércio

Frequentemente, os golpistas tentam passar dinheiro falso no comércio. E eles estão cada vez mais se superando, tal a perfeição das cédulas criadas. Nas últimas semanas, recebemos queixas de nossos associados por terem recebido dinheiro falso em seus estabelecimentos. 

Para evitar esse transtorno, é importante observar alguns detalhes em cada cédula no momento do recebimento. Confira nos links abaixo o que você deve se ater em cada nota. 

 

Como proceder caso você receba uma cédula suspeita
 
De acordo com o Banco Central, ao receber uma nota falsa, você deve proceder da seguinte forma:
 
a) de um terminal de auto-atendimento ou caixa eletrônico:
 
dentro de uma agência bancária e durante o expediente – encaminhar-se ao gerente da agência para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
 
fora de uma agência ou do horário do expediente bancário – na primeira oportunidade, dirigir-se ao gerente de sua agência bancária para pedir providências de pronta substituição. Se não obtiver solução satisfatória com o gerente do banco, o cidadão pode procurar uma delegacia policial mais próxima para registrar uma possível ocorrência.
 
b) numa transação do dia a dia:
 
Se você desconfiar da autenticidade de uma nota após observar os elementos de segurança ou comparar com outra cédula legítima, você pode recusá-la. É importante sempre recomendar ao dono do exemplar suspeito que procure uma agência bancária para encaminhamento da nota para ser analisada pelo Banco Central.
 
 
Crime
O Banco Central alerta que a falsificação é crime previsto pelo artigo 289 do Código Penal, com pena prevista de 3 a 12 anos de prisão. Quem tentar colocar uma cédula falsa em circulação depois de tomar conhecimento de sua falsidade, mesmo que a tenha recebido de boa fé, pode ser condenado a uma pena de 6 meses a 2 anos de detenção.
 
Confira maiss sobre a identificação das notas no site: https://www.bcb.gov.br/novasnotas/nota-2-reais.html