Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Como aumentar seu o lucro nesse verão

Apoio ao Comércio


Com a alta temporada de verão, a procura por produtos relacionados com essa estação do ano aumenta em supermercados e lojas. É a época de investir em promoções para gerar maior venda destes artigos e ganhar na quantidade. Apesar dessa prática estar enraizada no comércio, muitos lojistas ainda não pensam nas ofertas estrategicamente.



Para além de baixar o preço de produto A ou B, é importante observar seu comportamento, identificar quais os outros artigos que ele influencia na venda, se aumentar ou diminuir o preço muda efetivamente o volume de saída, entre outros fatores que podem contribuir para maior rentabilidade das promoções e, consequentemente, do lucro.

Escolha produtos chaves:



É importante não colocar todos os artigos relacionados à praia, por exemplo, em oferta.  Escolha aqueles que historicamente apresentam o maior volume de vendas quando em promoção e que tem maior margem para baixar o preço. Além disso, invista no posicionamento dos produtos para incentivar que o consumidor vá atrás da promoção e leve artigos relacionados.



Estude o comportamento do consumidor:

Com os dados de vendas dos anos anteriores na mão, estude o consumo dos seus clientes.  A análise do que eles compram sazonalmente ajudará a perceber quais produtos vendem mais em oferta e quais o preço não faz grande diferença no volume de compras. Além disso, não esqueça que o consumidor tem memória boa para produtos promocionais: o cliente provavelmente vai lembrar quanto pagou no protetor solar no ano anterior, por exemplo. Se ele encontrar este ano com um preço maior, é grande a chance dele procurar o produto em outro estabelecimento.

Propaganda é a alma do negócio:



Invista em promoções diferentes para veículos diferentes. Hoje já existem softwares, como o da Smarket, que automatizam o processo de produção de encartes e publicidade. Sendo assim, o que demoraria dias agora leva apenas alguns minutos, proporcionando mais tempo para que o lojista pense qual promoção anunciar em qual veículo. Por exemplo: uma oferta menos agressiva pode durar mais tempo e ser anunciada em encartes; já uma promoção maior deve durar menos tempo e ser divulgada em veículos de áudio e imagem.



Preste atenção no concorrente:

Tão antigo quanto o próprio comércio, o estudo de concorrência é essencial para alcançar melhores resultados. É necessário que os preços estejam mais ou menos na mesma faixa e identificar qual a estratégia de promoção de cada estabelecimento. Se teu concorrente é agressivo na venda de carnes, por exemplo, você pode diminuir o preço das bebidas para estimular que o consumidor compre o produto complementar no seu mercado.



Para aproveitar ao máximo as promoções de verão, portanto, não basta só diminuir o preço dos produtos relacionados à estação. Se o objetivo é aumentar o lucro e fidelizar clientes, é necessário pensar as promoções estrategicamente.



Fonte: Portal Varejista