Como aumentar as vendas por meio da retenção de clientes

O diretor de operações do site de compras e descontos Méliuz, Lucas Marques, apresentou a palestra Como aumentar as vendas por meio da retenção dos clientes. A apresentação foi durante a reunião quinzenal do CDL Jovem, realizada na CDL/BH nesta quarta-feira, 05 de agosto.

Lucas Marques explicou que o Méliuz é uma empresa start up. O diferencial dessas empresas é revolucionar o mercado com ideias inovadoras, sem a geração de grandes custos. Ele citou o exemplo do aplicativo Uber, que vem ganhando mercado, sem nenhuma propaganda cara na TV. A experiência positiva dos usuários e o boca a boca é que impulsionaram o aplicativo.

O jovem empresário disse que muitas empresas pecam neste ponto, pois se esquecem de reter os clientes. “As empresas vendem o produto, mas depois deixam de manter o relacionamento com os clientes. Como fazer para o cliente voltar no dia seguinte, no outro mês,  trazer um amigo e se envolver com sua empresa?”, questiona.

Ele disse que o Méliuz vem ganhando espaço no mercado pela sua maneira inovadora. Um dos diferenciais do site é que o cliente pode comparar os preços em mais de 500 lojas participantes. “Essas lojas oferecem descontos exclusivos. Então, a pessoa pensa: vou procurar um tênis no Méliuz, porque, talvez, na netshoes esteja um preço e na centauro esteja outro”, explica.

Além disso, o grande diferencial do site é o pós-compras. Depois que o cliente tem a compra efetivada, ele ganha parte do dinheiro de volta em sua conta bancária cadastrada. Lucas Marques explica que isso é possível, pois o site de descontos recebe uma comissão das empresas que oferecem os produtos e uma porcentagem disso é revertida para os clientes que fizeram a compra.

Os números garantem o sucesso do Méliuz no mercado, com menos de três anos e um milhão de pessoas cadastradas, já foram realizadas mais de R$ 270 milhões em compras e mais de R$ 5 milhões de dinheiro devolvido. “A start up foi considerada a segunda melhor empresa no Reclame Aqui para se relacionar, com 97,7% das pessoas dizendo que voltariam a fazer compras pelo Méliuz”, alegra-se Lucas Marques.

Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing