Como aproveitar ao máximo o seu 13º salário!

Há um ano a vendedora Márcia Toledo conta os dias para receber seu 13º. Com uma dívida de R$1.200 no cheque especial, o salário a mais amenizará suas preocupações financeiras. Já para Solange Silva, a história é outra: com as contas em dia, a bancária aproveitará o dinheiro extra para fazer as compras de Natal, investindo o que sobra. Mas, afinal, qual a melhor maneira de gastar esse dinheiro que entra no fim do ano?
A resposta, embora dependa da situação financeira de cada um, sempre deve envolver uma reflexão: eu quero que este dinheiro entre e logo saia da minha conta ou quero que ele melhore minhas finanças? O recebimento do 13º é uma oportunidade não só de arrumar as contas, mas também de aumentar ou iniciar uma reserva, seja para realização de sonhos, seja para pavimentar o futuro. Isso significa que, se você possui dívidas, deve usar o valor para quitá-las. Mas, se não as tem, deve considerar investir o montante, transformando-o em mais dinheiro a longo prazo. Pense que este dinheiro guardado e investido pode ser usado também para as contas de início de ano!
Segundo pesquisa do SPC Brasil, no entanto, economizar o 13º não está nos planos da maioria dos brasileiros. O levantamento mostrou que somente 27% não usarão o dinheiro para compras de Natal, sendo que a maioria (53%) deve gastar parte ou todo o salário extra em presentes. Abaixo, listamos o que considerar antes de sair gastando esse dinheiro, para que assim consiga tomar as melhores decisões.
Avalie sua situação
A primeira coisa que você deve fazer é olhar sua situação financeira. Se tiver dívidas pendentes, quite-as. Se não conseguir se ver livre de todas de uma vez, pelo menos você terá diminuído seu problema. Se esse for seu caso:
1 – Quite as dívidas que têm juros mais altos;
2 – Negocie a dívida com seu gerente ou com o credor. Dinheiro na mão sempre ajuda nessa hora!
3 – Renegocie parcelas. Se não for mesmo quitar o valor total, veja o que pode fazer para diminuir o valor das parcelas e fazer com que elas caibam mais tranquilamente no seu mês.
Liste as despesas de início de ano
IPTU, IPVA, matrícula da escola, entre outras, são despesas que normalmente esquecemos e que, quando surgem, nos pegam de surpresa. Então, reserve parte do seu 13º para esses gastos.
Lembre-se, é fim de ano!
Isso é sinônimo de compras de Natal, Amigos Secretos, almoços e festas de Confraternização. Caso não tenha dívidas, vale reservar parte do dinheiro para tudo isso. Mas lembre-se de ter prudência ao gastar seu dinheiro com presentes e eventos. Uma boa ideia é separar apenas uma porcentagem desse salário para isso e respeitar esse limite.
Prazer, reserva financeira
Você sabia que todo mundo deveria ter uma reserva de emergência? Essa reserva serve para imprevistos. Se você ainda não tem a sua, que tal começar a guardar?
Hora de poupar
Você acaba de descobrir o melhor momento para começar a poupar: fim de ano, com ajuda do 13º . Então, se você não tem dívidas, já conseguiu reservar o dinheiro para emergências e conseguiu guardar um valor para os gastos de fim de ano – entre festas, presentes e despesas – que tal poupar? Para isso, você pode apenas aplicar o valor na poupança ou investir em outros tipos de aplicação. Dessa maneira, garantimos que você vai entrar 2017 com o pé direito!
Fonte: Meu Bolso Feliz – http://meubolsofeliz.com.br/