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Comércio varejista de BH

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Belo Horizonte, 12 de abril de 2012 – O aumento do nível e  da oferta de emprego aliado à queda da taxa de juros contribuiu para que o comércio varejista de Belo Horizonte apresentasse no mês de fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2011, crescimento de 2,99%.


 


Papelarias e Livrarias foi o setor que apresentou maior crescimento nesta base de comparação (Fev.12/Fev.11): 5,2%. Em seguida estão os setores: tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+3,38%); veículos novos e usados / peças (+3,16%); ferragens, material elétrico e de construção (+2,18%); produtos farmacêuticos (+1,75%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+1,37%); supermercados e produtos alimentícios (+1,1%); combustíveis e lubrificantes (+0,86%) e artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+0,13%).


 


Na comparação com o mês anterior (Fev.12/Jan.12) houve uma queda de 0,11% nas vendas. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, explica que historicamente o mês de fevereiro apresenta volume de vendas inferior a janeiro. “Menor número de dias úteis devido à comemoração do carnaval contribuiu para esta queda”, afirmou.


 


Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação (Fev.12/Jan.12) foram: Papelarias e Livrarias (+6,24%); ferragens, material elétrico e construções (+2,59%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+1,92%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+0,39%). Apresentaram queda os seguintes setores: veículos novos e usados / peças (-4,61%); produtos farmacêuticos (-0,88%) e supermercados e produtos alimentícios (-0,27%).


 


Acumulado – Nos dois primeiros meses do ano o varejo da capital mineira acumulou crescimento de 2,62%. “O resultado deve-se a fatores que vêm atuando no sentido de favorecer o consumo dos brasileiros como emprego estável, aumento da massa salarial, ampliação do crédito para pessoas físicas e medidas do governo de desoneração fiscal para incentivar a produção industrial e o consumo”, afirmou Falci.


 


Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: produtos farmacêuticos (+9,29%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+4,73%); ferragens, material elétrico e de construção (+3,17%); papelaria e livrarias (+2,62%); combustíveis e lubrificantes (+1,76%) e artigos diversos (+0,29%).


 


Nos últimos doze meses (Mar.11-Fev.12 / Mar.10-Fev.11) o crescimento foi de 3,53%. “Esta base traduz a tendência do comércio varejista”, afirmou o presidente da CDL/BH. “Essa expansão é resultado do movimento de recuperação da economia nos meses iniciais de 2011 em relação a 2010, ano que o Brasil ainda sofria os impactos ocasionados pela crise mundial”, acrescentou.


 


Desempenho das vendas


 






















Mês/Ano         

     Síntese dos resultados (%)

Fev / Jan

Fev / Fev

(Mar-Fev) / (Mar-Fev)

1997

-8,0

-6,9

+0,8

1998

-8,1

-6,3

-6,2

1999

-14,8

-14,8

-12,9

2000

+13,8

+36,3

-7,5

2001

-5,0

+2,6

+9,3

2002

-6,8

-4,7

-1,0

2003

 +14,5

+24,7

+4,9

2004

-11,8

-2,4

-3,6

2005

-7,8

+21,2

+16,7

2006

-10,3

-2,8

+3,5

 2007

-4,2 

+18,9

+7,6

2008

-3,5

+8,7

+5,6

2009

-6,2

-0,9

+1,8

2010

-3,4

+8,9

+4,1

2011

-1,9

+4,7

+5,9

2012

-0,11

+2,99

+3,53