Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Comércio varejista cresce em agosto

Apoio ao Comércio




De acordo com a última publicação da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE, o volume de vendas do comércio varejista brasileiro apresentou variação de 0,9% em agosto na comparação com o mês anterior. Este é o sexto resultado positivo no que se refere às vendas no varejo no âmbito nacional. Já o comércio varejista ampliado, que inclui os setores de veículos e materiais de construção apresentou crescimento de 0,6% em agosto frente o mês de julho. Os principais crescimentos nesta base de comparação foram “Equipamentos para material de escritório, informática e comunicação” (7,6%), “Veículos e motos, partes e peças” (2,6%) e “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (1,1%).


 


Em relação a agosto de 2012, o comércio varejista apresentou crescimento de 6,2%; entretanto, no varejo ampliado as vendas se reduziram em 0,8%, desempenho influenciado principalmente pela redução de 12,6% nas vendas de veículos. Vale ressaltar que, no mesmo período do ano anterior, a venda de veículos fora beneficiada pela redução das alíquotas do IPI do setor, tornando-se uma base forte de comparação. Os setores que apresentaram melhores resultados foram: “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (9,9%), “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (8,5%) e “Equipamentos para material de escritório, informática e comunicação” (8,2%).


 


Desta forma, o comércio varejista acumula crescimento de 3,8%, e o varejo ampliado, aumento de 3,1%.  Os principais setores responsáveis por este resultado foram “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (9,7%), “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” (9,2%), e “Material de construção” (7,0%).