Comércio protegido

A instalação do Conselho de Segurança do Comércio e Serviços, recém aprovado pelo governador Antônio Augusto Anastasia, e a implementação do Tribunal Regional Federal em Minas Gerais foram os temas abordados na reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira, 20 de setembro.

A CDL/BH contou com a presença dos juízes da 25ª e 3ª Vara Federal, respectivamente, André Prado Vasconcelos e Ricardo Machado Rabelo, para falarem sobre a votação para implementação do Tribunal Regional Federal em Minas Gerais. De acordo com Rabelo, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) sobre o tema foi aprovada em primeiro turno pelo Senado Federal com uma votação expressiva e ele tem boas expectativas para a votação em segundo turno, que deve ocorrer na próxima semana.

Para Rabelo Minas Gerais merece ter seu próprio Tribunal Regional Federal para agilizar para ganharmos agilidade no julgamento dos processos. ”A justiça federal em Minas precisa estar pronta e apta para atender a população. Temos um volume de processos atualmente que justifica termos o nosso próprio Tribunal”, disse.

O Juiz pediu o apoio da CDL/BH para que peça aos deputados e senadores a aprovação da PEC e o presidente, Bruno Falci, bem como a vice-presidente Jurídica, Maurícia Zama, se colocaram a disposição para o que for necessário para que a PEC seja aprovada.

Segurança para o comércio

As entidades representativas do comércio CDL/BH, Fecomércio e ACMinas se uniram às polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros para criarem o Conselho de Segurança do Comércio e Serviços. Durante a reunião, o vice-presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva apresentou o formato desse novo conselho, que visa contribuir com o Estado nas questões relacionadas à segurança no setor.

De acordo com Silva, a ideia da criação do Conselho surgiu em uma conversa com o Comandante do Policiamento da Capital, Cel Rogério de Andrade, após a percepção de que a criminalidade no comércio da cidade vinha aumentando gradativamente. Diante disto, a proposta foi apresentada ao governador Anastasia, que prontamente a aprovou. “Se não fizermos um esforço coletivo, vamos perder para a criminalidade”, afirmou Silva.

A convite de Silva, esteve presente na reunião o jovem comerciante Esdras dos Santos, que foi notícia nos principais veículos de comunicação mineiros nos últimos dias por ter fechado as portas de seu estabelecimento após um assalto. Ele relatou o drama que tem vivido desde então. “Nós estamos correndo risco vida nas nossas empresas. A segurança pública deveria ser o foco principal dos nossos governantes”, enfatiza.

O presidente da CDL/BH e os diretores da Entidade se colocaram à disposição para auxiliá-lo no que for necessário para reabrir sua loja, Bambu Surf, no bairro Santa Amélia.