Comerciantes da Savassi participam de projeto de inclusão de menores infratores

Um projeto inovador da Polícia Militar (PM), com o apoio da CDL/BH, pretende mudar a abordagem aos menores infratores, que frequentam a região da Savassi. A proposta do projeto foi apresentada na reunião mensal do Conselho CDL Savassi, liderada pelo coordenador Alessandro Runcini, e realizada 06 de setembro, em frente à Gelateria Lullo Gelato.

As representantes da 4ª Companhia do 1º Batalhão da PM, Tenente Luana Pontes e a Sargenta Késsila Miranda, disseram que o objetivo é estruturar um projeto, que envolva as crianças e adolescentes, normalmente ociosas e que praticam delitos na região. “Nossa intenção é realizar oficinas educativas e culturais, uma vez por semana, com esses menores. Aqueles que participarem das oficinas ganharão material escolar, roupas e calçados, afirma a sargenta Késsila”.

A Tenente Luana explicou que, para participar das oficinas, os menores precisam estar matriculados e frequentes na escola. “O projeto a princípio será realizado na própria base da PM e busca aproximar as crianças da corporação. Eles estão sendo cadastrados e receberão crachás, farão visitas ao Batalhão. O projeto está sendo elaborado e será apresentado para a CDL/BH em uma semana”, afirma a Tenente Luana.

As representantes da PM expuseram que, para colocar em prática as ações, o apoio da CDL/BH, dos lojistas, Conselho Tutelar e Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) é fundamental.

Não dê esmolas!

Um dos pontos abordados pelos participantes é o grande volume de esmolas doado pelas pessoas aos menores. O vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar, sugeriu fazer uma campanha para evitar que se doem esmolas e as pessoas utilizem esse dinheiro para fazer contribuições para o projeto. A ideia inicial seriam colocar caixinhas de contribuição nas lojas da Savassi.

Foi sugerido também a criação de uma comissão para dar andamento ao projeto. Entre os participantes podem ter representantes da CDL/BH, PM, PBH, Ministério Público e Conselho Tutelar. Assim que o projeto estiver formalizado, o vereador de Belo Horizonte, Léo Burgues, assumiu que irá marcar uma reunião entre o prefeito, Alexandre Kalil, e a comissão do projeto.