Choque de gestão no período de crise

Dezenas de lojistas da região do Barro Preto participaram de um Café da Manhã promovido pelo Conselho Regional CDL/BH Barro Preto com apoio da Associação dos Comerciantes do Barro Preto – Ascobap na terça-feira, 14 de fevereiro. O Café da Manhã contou com a presença do Coaching, Arnaldo de Oliveira Júnior, que apresentou a palestra “Choque de Gestão – A oportunidade de mudar a sua empresa é agora”.

Logo no início da sua palestra, o coaching relembrou um caso em que dois empresários reclamavam da atual situação de crise no país. Então, ele perguntou o que eles estariam fazendo de diferente em suas lojas com aquela informação? O que eles fizeram de novo em seus negócios com esse cenário? A resposta foi negativa.

Arnaldo Júnior lembrou que, principalmente o empresário antigo, acredita que a crise vai melhorar, o mercado vai mudar, mas não faz nada para essa mudança e que muito veem a crise somente como algo negativo. “A melhor coisa que pode acontecer na vida é uma crise, pois nos trás bênçãos de criatividade”, fala.

Independente de qualquer crise é fundamental que toda empresa tenha seu planejamento, pois somente por meio dele, o empresário consegue saber o que está indo bem ou mal. O grande momento de mudança do empresário é quando os “resultados dos seus negócios não são compatíveis com o planejamento da sua empresa, essa é a hora de mudar”, explica Júnior.

Assim também é comum o empresário deixar de lado aquilo que ele sabe fazer de melhor para cuidar dos afazeres da sua empresa. Por exemplo, muitos lojistas ficam responsáveis pelo balanço da sua empresa, enquanto poderia repassar isso para um contador e cuidar das vendas do seu estabelecimento, algo que teria muito mais resultados.

O empresário precisa estar atento as mudanças do mercado. “Um sinal muito claro são as vendas do e-commmerce, que cresceram 28% no país em 2016, mesmo num cenário de crise. Teremos crescimento sucessivo também nos próximos três a quatro anos”, aponta o coaching. E por final ele aponta três pilares que qualquer empresa precisa ter, que são:

1 – Ter uma liderança ou um time de lideranças forte para conduzir a equipe;

2 – Ter um planejamento estratégico e financeiro de excelência;