CDLBH homenageia empresários no Dia do Comerciante 2016

Autoridades e empresários da capital mineira participaram no dia 19,  na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte da comemoração do Dia do Comerciante. A data foi marcada pela homenagem da CDL/BH a 27 empresários das noves regionais de Belo Horizonte com a “Medalha 16 de Julho” e autoridades e entidade, com a medalha “Amigo do Lojista”.

Os 27 empresários homenageados foram escolhidos por lojistas da região que se destacaram nas seguintes categorias:

Perseverança – reconhecimento a empresas antigas e tradicionais de Belo Horizonte que resistiram às mais diversas dificuldades.

Inovação – reconhecimento a empresas inovadoras que enfrentaram e venceram desafios com criatividade.

Liderança – reconhecimento a empresários capazes de motivar outros comerciantes na busca por melhorias e resultados para todas as empresas.

Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, é importante lembrar aos empresários dos setores de comércio e serviços o papel relevante que ocupam na cadeia produtiva da economia. “O comerciante é símbolo de perseverança, inovação e liderança”, disse. “O comerciante, como bom brasileiro, como bom mineiro, é antes de tudo um resistente. Daí a sua perseverança, com capacidade de resistir às crises, que sucedem em nosso país”, completou.

Falci ressaltou que, para resistir e perseverar, os comerciantes têm que desenvolver outra característica: a inovação. “Nossa alma de brasileiro muito contribui, pois temos jogo de cintura, criatividade e capacidade de nos adaptarmos rapidamente às situações, sejam elas adversas ou favoráveis”, disse. “O comerciante usa toda a sua criatividade para descobrir novas possibilidades de negócio, novos nichos de mercados e novos caminhos para seguir em frente”, acrescentou.

E para resistir e inovar, o comerciante precisa se relacionar, participar do meio no qual está inserido. Assim, ele desenvolve a liderança, outra característica do comerciante que também foi uma das categorias homenageadas. “O resultado da participação e do envolvimento do comerciante é o esforço para melhorar a vida de todas as pessoas. Afinal, o comércio está envolvido com os grandes temas da cidade que interessam à sociedade. O que interessa à cidade interessa ao comércio”, disse o presidente da CDL/BH.

As empresas homenageadas, divididas por regionais são:

Regional Barreiro: Elmo Calçados (Categoria Perseverança), Vítor Acessórios (Categoria Inovação) e Divino´s Calçados (Categoria Liderança).

Regional Centro-Sul: Babita (Categoria Perseverança), Vida Nua (Categoria Inovação) e Lullo Gelateria (Categoria Liderança).

Regional Leste: Casa Pérola (Categoria Perseverança), O Boticário (Categoria Inovação) e Flower Power (Categoria Liderança).

Regional Nordeste: Estação da Casa (Categoria Perseverança), Supermercado Dia (Categoria Inovação) e DBS Pré-Moldados (Categoria Liderança).

Regional Noroeste: Padaria Veneza (Categoria Perseverança), 1100 Auto Peças (Categoria Inovação) e Santa Cruz Acabamentos (Categoria Liderança).

Regional Norte: Padaria Trigo Pinho (Categoria Perseverança), Academia Pratique Fitness (Categoria Inovação) e Divino Veículos (Categoria Liderança).

Regional Oeste: Casa Helô (Categoria Perseverança), Verdemar (Categoria Inovação) e Let´s Sport (Categoria Liderança).

Regional Pampulha: Restaurante Fazendinha (Categoria Perseverança), Drogaria Araujo (Categoria Inovação) e Padaria Ping Pão (Categoria Liderança).

Regional Venda Nova: Niquini Veículos (Categoria Perseverança), Hermes Pardini (Categoria Inovação) e Super Latas (Categoria Liderança).

Amigo do Lojista – Foram homenageados com a medalha “Amigo do Lojista” entidades que  contribuíram para o desenvolvimento do comércio. São elas: Conselho Regional de Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais (Core-MG) e Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado (Sescon-MG).

A história – O comércio é uma atividade presente em todos os momentos da história da humanidade. No Brasil, a sua importância foi reconhecida em 1953, ano da criação do Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho. A data é uma homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, grande incentivador dos portos brasileiros ao comércio.

O comércio – Vocação natural de Belo Horizonte, o comércio junto com a área de serviços, forma o segmento produtivo que mais emprega e dinamiza o desenvolvimento econômico da capital. É responsável por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de Belo Horizonte, o que  equivale a R$ 46 bilhões na economia da capital. Em Belo Horizonte, são mais de hum milhão de pessoas vivendo do comércio.