Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL Jovem recebe o médico Ricardo Guimarães para falar sobre a saúde no Brasil

Apoio ao Comércio

O CDL Jovem recebeu o fundador e presidente do Hospital Clínica de Olhos e Fundação Hospital dos Olhos, Ricardo Guimarães, para falar sobre o tema “Pioneirismo na área médica”, na reunião quinzenal do grupo, realizada nesta quarta-feira (20), na sede da CDL/BH.


 


Guimarães criticou o atual o sistema de saúde brasileiro que, para ele, deveria se chamar sistema de doença e não de saúde, já que tratamos das pessoas apenas quando elas adoecem. Segundo o médico, temos uma gestão da informação sobre cada um de nós muito frágil, o sistema de dados dos prontuários eletrônicos de cada hospital são isolados, não se comunicam um com o outro e ele defende a criação de um sistema integrado, de modo que ao consultar um médico, ele consiga visualizar todo o histórico de saúde do paciente.


 


O médico destacou o projeto Cidade Médica, que será construído no vetor norte da Capital, no munícipio de Santa Luzia. . A Cidade Médica será um centro internacional de excelência integrada, composto por um complexo de clínicas, faculdades, hotéis e centro de convenções, com o objetivo de contribuir na revitalização da estrutura da saúde no Brasil.  A proposta é que a Cidade Médica seja uma ilha de excelência em cuidados médicos, com pesquisa clínica e conhecimento. A expectativa é que o projeto fique pronto em 2017.


 


Ele também abordou sobre um projeto de sua iniciativa, o Bom Começo, que promove a gestão da saúde no desenvolvimento da criança na escola. Segundo Guimarães, 30% das crianças com problemas de visão levam a evasão, repetência e baixo desempenho. Por meio do projeto, as crianças passam por testes de acuidade visual e auditiva. O objetivo é desenvolver um sistema de triagem e acompanhamento da saúde na escola e criar um sistema de banco de dados central a partir de um cadastro individual.