CDL/BH realiza o 2º Curso de Capacitação do Programa Varejo Inteligente Conecta

2º Curso de Capacitação do Programa Varejo Inteligente Conecta, realizado nessa terça-feira, dia 22 de outubro, na sede da CDL/BH, reuniu diversos empresários. Eles assistiram à palestra "Gestão Empresarial e Financeira: Como sobreviver e aumentar a rentabilidade de sua empresa na crise".

O objetivo do encontro foi o de apresentar para os presentes a importância de se ter um planejamento estratégico fundamentado por uma gestão econômico-financeira consistente, gerando, assim,  mais impacto dos índices de lucratividade e rentabilidade dos seus respectivos negócios.

A abertura do evento foi feita pelos colaboradores do Varejo Inteligente. O conteúdo ministrado pelo palestrante  e sócio-diretor da Therax, empresa especializada em planejamento e gestão empresarial e em educação corporativa e empreendedora, Osmar Oliveira, destacou a relevância de integração entre as mais diversas áreas das empresas, além da definição de metas que reflitam os reais objetivos do negócio.

De acordo com Oliveira, os empresários devem conhecer as seguintes ferramentas para que se possa realizar uma gestão financeira eficiente: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Fluxo de Caixa, Balanço e Capital de Giro.
"Customizar e implementar esses dispostivos para a realidade da empresa são importantes para que o gestor tome as melhores decisões para o seu negócio, além de conseguir reverter situações inadequadas para que os resultados gerados pela sua operação continuem atrativos mesmo em períodos de crise".

O Programa Varejo Inteligente Conecta, realizado pela CDL/BH e o Sebrae-MG, atua na aproximação das micros e pequenas empresas do setor varejista tradicional com o ambiente de inovação.